SALÁRIO E REMUNERAÇÃO

QUESTIONARIO SALÁRIO E REMUNERAÇÃO

 

Dê o conceito de salário.

Salário é a contraprestação percebida pelo empregado em trocado serviço prestado. A palavra salário deriva do latim salarium, e este de sal, porque era costume entre os romanos, pagar-se aos servidores domésticos em quantidade de sal, como também denominava-se sal, o pagamento que se fazia às Legiões Romanas, para que os soldados comprassem comida.

 

O que diz o artigo 457 da CLT sobre remuneração?

Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

Integram o salário não só a importância fixa estipulada, mas também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

 

Qual a diferença entre salário e remuneração?

Salário é a importância fixa paga diretamente pelo empregador. Já a remuneração tem sentido mais amplo, para abranger todos os ganhos do empregado, razão por que se pode dizer que a remuneração é gênero do qual o salário é espécie.

 

Quais são as formas de salário mais divulgadas?

Salário mínimo

Salário variável

Salário composto

 

Fale sobre o salário mínimo.

Aquele indispensável à sobrevivência do trabalhador e de sua família, como proclama o artigo 7º. IV, da CF/88:

"Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo".

 

O que é salário variável?

Aquele que não tem quantia fixa, podendo alterar-se de mês para mês (necessariamente observa-se o mínimo legal), como ocorre com os empregados que percebem comissões.

 

O que é salário composto?

Também denominado misto, é aquele que se constitui da parte fixa e parte variável.

 

Pagamento como pode ser o salário?

Pode ser por unidade de tempo (diaristas, semanalistas, quinzenalistas ou mensalistas), por unidade de obra (de acordo com o ajustado para cada obra) e por tarefa (cumpre ao trabalhador num determinado espaço de tempo, realizar uma quantidade prefixada de tarefas).

 

Formas de pagamento de salário

 

 

 

 

 

 

 

 

sábado 30 outubro 2010 16:50 , em Questionarios para estudos



Nenhum comentário SALÁRIO E REMUNERAÇÃO



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.87.30.2) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para boquinhapequena

Precisa estar conectado para adicionar boquinhapequena para os seus amigos

 
Criar um blog